A Associação dos Militares das Forças Armadas da Ativa e da Reserva – AMFAAR é uma sociedade com atuação nacional, sem fins econômicos, que engloba os militares integrantes das Forças Armadas (Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil) e auxiliares (Polícias e Corpos de Bombeiros Militares) associados – sejam os profissionais da ativa ou da reserva de suas corporações locais.

O principal objetivo da entidade é de promover ações e serviços para o bem-estar pessoal do associado e de seus dependentes do grupo familiar. Além de divulgar assuntos importantes para debates relativos às suas respectivas categorias profissionais.

História

Instituída no dia 18 de setembro de 2018, a AMFAAR nasceu com o intuito de fortalecer a defesa dos direitos, prerrogativas e conveniências das classes militares e das forças brasileiras conforme reconhecimento da Constituição Federal (CF/1988).

Foi fundada por integrantes da reserva não remunerada do 20° BIB – Vigésimo Batalhão de Infantaria Blindado (Batalhão Sgt Max Wolf Filho) e também pela 5° Quinta Companhia de Polícia do Exército. Tem sua origem em Curitiba (PR), onde também fica localizada a sede.

A associação é organizada internamente pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Assembleia Geral e Coordenação de Unidades (quando fora da sede).

Missão
Promover a defesa dos interesses dos profissionais associados (em serviço ou da reserva) junto à sociedade e das autoridades competentes. Bem como, desenvolver atividades de natureza educacional, social, cultural e de qualificação profissional, por meio da formação de parcerias e convênios. Além do compromisso, com a saúde psicológica dos membros da associação.

Visão
Ser referência para a sociedade como uma entidade presente na transformação dos recursos captados. Conjuntamente, visa desenvolver a sustentabilidade, o social e cultural dentro dos princípios da excelência, inovação e respeito. Bem como ser uma instituição de apoio, orientação e de transição entre o segmento militar e civil da sociedade, tornando-se assim uma instituição valorizada na área de atuação.

Valores
• Comprometimento com a qualificação profissional;
• Comprometimento e trabalho em equipe;
• Honestidade;
• Integridade;
• Patriotismo;
• Respeito à figura humana;
• Responsabilidade social, cultural e ambiental;
• Solidariedade;
• Verdade e transparência.